Bolo de Tangerinas


Ingredientes:

- 350gr de farinha
- 250gr de açúcar
- 5 ovos
- 120gr de coco
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 150gr de manteiga
- raspa e sumo de 6 tangerinas
- tangerinas suficientes para forrar a forma
- açúcar q.b. para cobrir as tangerinas
Comece por raspar as tangerinas para aproveitar a raspa e de seguida esprema-as para lhes retirar o sumo.
Numa tigela bata as claras em castelo e quando estiverem firmes, junte-lhes 2 colheres de açúcar, misture e reserve.
Numa outra tigela bata a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, juntamente com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Posteriormente adicione-lhes as gemas, a raspa das tangerinas o sumo e o coco e bata novamente.
À parte, adicione o fermento à farinha. Alternadamente vá adicionando a farinha e as claras ao creme das gemas e envolva tudo com cuidado e sem bater.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com açúcar. Cubra o fundo da forma com gomos de tangerina e volte a por açúcar por cima dos gomos. Deite por cima dos gomos a massa e leve ao forno a cozer a 180º aproximadamente 45 minutos.

Nota: Se utilizar um palito para verificar se o bolo já está cozido, deve ter em atenção que este não fica muito seco.

Comentários

  1. saudades de comer uma dessas tangerinas de portugal,aqui nesse canadá muito diferente o sabor por ser exportado de outros países,porque aqui nem dá tangerinas,clima diferente o cheiro e o gosto delas da nossa terra sempre melhor..Beijos maria ......Genia :)

    ResponderEliminar
  2. Ola Genia! Então ainda a vou deixar com mais saudades das tangerinas de Portugal vou ser mázinha :) pois e, sabe que estas tangerinas são biologicas e fui eu que as colhi para fazer as minhas sobremesas. ;) beijinhos amiga.

    ResponderEliminar
  3. meu deus ainda foste colher? Que cheirinho imagino maria,vamos para o estrangeiro fazer uma vida diferente,mas te digo nada mesmo nada chega os sabores e costumes da nossa terra,mas enfim muita vez tem de ser,sair da nossa terra,nossa patria.Adoro o canadá,mas portugal sempre minha terra onde nasciu e criei me foi bom,nem tudo se pode reclamar.Mas essas tangerinas deviam ter feito um sabor nesse bolo demais!beijos amiga :) Genia

    ResponderEliminar
  4. Ola Genia! Se eu pudesse mandava-lhe um saco de tangerinas só para fazer as minhas sobremesas. ;)obrigada beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares