Bolo Folhado com Glacé de Framboesa

Ingredientes para o pão de ló:
- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café de fermento
- 1 colher de café de aroma de baunilha
- 1 pitada de sal
- 2 Bases de massa folhada de compra.

Ingredientes para o doce de ovos:
- 250ml de água
- 250gr de açúcar
- 6 gemas de ovo
- 1 colher de aroma de baunilha.

Ingredientes para a cobertura:
- 2 claras
- 8 colheres de açúcar  de pasteleiro em pó
- 1 colher de café de sumo de limão
- Dulcipasta de Framboesa Dulcis (creme de framboesas)

Preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a  160ºC. 

Barre um tabuleiro com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Barre também o papel com manteiga.

Numa tigela bata as claras em castelo e no final adicione-lhe o sal e bata por mais uns segundos. Reserve.
À parte bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Adicione-lhe posteriormente o aroma da baunilha. 

Peneire a farinha e o fermento para uma tigela. Aos pouco vá adicionando ao creme das gemas as claras, alternando com a farinha. Envolva tudo com cuidado de baixo para cima sem bater. 

Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno a cozer a 160ºC durante, aproximadamente, 20 minutos. Tire o bolo do forno e deixe arrefecer durante 5 minutos para depois desenformar.

 Desenrole as bases da massa folhada sobre um tabuleiro, com o papel vegetal virado para baixo, e leve ao forno a 200ºC. Quando estiverem douradinhas tire-as do forno e deixe arrefecer.

Preparação do doce de ovos:
Deite a água num tacho com o açúcar e leve ao lume. Deixe ferver entre 8 a 10 minutos.Separe as gemas das claras. Na taça das gemas adicione o aroma de baunilha.Quando a calda de açúcar estiver pronta, tire o tacho para fora do lume e adicione as gemas em  fio  passadas por uma peneira, para retirar a parte branca das gemas. Vá mexendo sempre com uma colher. Leve o tacho novamente ao lume sem parar de mexer até começar de levantar fervura.Tire do lume e deixe arrefecer.

Preparação do Merengue para a cobertura:
Deite as duas claras numa tigela e bata até começarem a subir. Adicione-lhe o açúcar em pó e o sumo de limão. Bata novamente tudo muito bem e reserve.

Montagem do bolo: 
Num prato coloque uma base de massa folhada e cubra-a com o doce de ovos. Sobreponha uma parte do Pão-de-ló e cubra também com o doce de ovos. Meta a outra parte do Pão-de-ló e doce de ovos e, por último, a massa folhada.Cubra o topo do bolo com o Merengue  alise-o bem.  Faça os efeitos decorativos com a pasta Dulcis de framboesa. Misture uma gotas de água quente e faça riscas no topo do bolo. Com a ajuda de um palito, arraste no sentido contrário dos riscos para obter o efeito mostrado na fotografia.

Artigo original

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares