Bolas de Berlim




Ingredientes:
Massa
- 600gr de farinha
- 3 ovos
- 120gr de açúcar
- 100ml de leite
- 100gr de manteiga
- 1 colher de sobremesas de aroma de baunilha
- 15 a 20 gr de fermento de padeiro
- 1 colher de café de melhorante de pão (podem tentar pedir que vos dispensem um bocado numa padaria local)
- 1 pitada de sal
- 1litro de óleo para fritar

Para o Creme
- 250ml de leite
- 250ml da água
- 2 gemas + 1 ovo
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 150gr de açúcar
- 1 colher de sobremesa de aroma de Baunilha
- 50gr de manteiga sem sal



Preparação da Massa

Deite 500gr de farinha, num recipiente, misturada com o melhorante de pão, e abra um buraco no meio.
Deite o leite numa tigela e leve-o ao microondas a amornar e posteriormente junte-lhe o sal e o fermento. Misture tudo até o fermento se desfazer por completo.
Leve a manteiga ao microondas para que derreta mas sem a deixar aquecer muito.
Deite os ovos, o açúcar e o aroma de baunilha no recipiente da farinha, e adicione-lhes a manteiga e o leite.
Envolva tudo muito bem, tal como se faz para a massa do pão. Se notar que a massa está um pouco mole, junte-lhe mais farinha (a massa poderá ficar mais mole se os ovos utilizados forem muito grandes).
Quando a massa estiver pronta, tape-a com um pano e uma manta mais quente e deixe-a levedar, o que demora entre 45 minutos a 1 hora, dependendo da temperatura.
Depois da massa ter levedado, deite-a sobre uma mesa polvilhada com farinha e, com ajuda de um rolo, estique a massa, mas não a deixe ficar muito fina .
Corte a massa com um molde redondo (eu usei uma chávena de chá) e deixe levedar mais uns dez minutos.
Entretanto ponha o óleo a aquecer e, assim que começar a ficar quente, comece logo a fritar a massa. Como não tenho um termómetro não sei a temperatura ideal, mas eu fritei 3 ou 4 de cada vez, com a chama no mínimo, para que não queimassem.
Depois de fritas, retire-as para um local onde possam escorrer (usei o cesto de outra fritadeira) para ficarem sequinhas.


Preparação do Creme:

Deite a água e o leite num tacho e leve-os ao lume.
Numa tigela misture o açúcar, a farinha, o aroma de baunilha e, por fim, as gema e o ovo. Mexa tudo muito bem.
Quando o leite começar a ferver retire do lume e junte-lhe a mistura dos ovos. Leve novamente ao lume novamente, mexendo sempre. Quando começar novamente a ferver, retire do lume e deixe arrefecer uns cinco minutos e, posteriormente, junte-lhe a manteiga. Bata bem até obter uma mistura cremosa.
Quando o creme estiver frio, abra as bolas de berlim e recheia-as. Por fim, polvilhe-as com açúcar em pó.


Comentários

  1. Tenho uma amiga que sente sabores com as palavras que diz que Aida lhe sabe a bola de berlim.
    Por algum motivo este bolo me diz muito, acho que é porque me lembra a infância...

    É decadente...com uma massa fofa e recheadíssima de creme, com açúcar em pó a rematar! :) Tenho de guardar a receita! Saber fazer boas bolas de berlim impressionam qualquer um!

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
  2. Wow!!!! Menuda delicia!!!
    Yo con mi dieta y viendo estas cosas... Ay!!
    Un beso!!

    ResponderEliminar
  3. Ai ai, que tentação, estou aqui no sofá a babar, estão perfeitas, o creme ficou 5*****

    ResponderEliminar
  4. Sei de um adolescente que se ia deliciar com isto... Receita anotada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ai Jesus!!! Que é isto!!!
    Um atentado à minha linha (os olhos também comem)!
    Que tentação... Estão tão apetitosas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hummm .... que aspecto delicioso!
    posso tirar uma?
    bjs
    Lénea

    ResponderEliminar
  7. Oh Maria!!! Mas o que foste tu fazer!?!
    Ficaram lindas e certamente uma delicia.
    Obrigada pela doce partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá minha querida, que tentação que nos mostras. Eu adoro bolas de berlim! As tuas estão sensacionais. Quem me dera poder provar uma :)
    Beijocas e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Loucura total! Adoro! Agora comia uma.
    Excelente sugestão!

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  10. Maria os coments ainda têm os numeros. :(

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente, hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    Ai que delicia!!!!!
    Isso pra deixar qualquer um morrendo de desejo =)
    Beijão

    ResponderEliminar
  12. Uma bomba destas vinha mesmo a calhar! ahah
    Têm um aspecto incrível (:

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  13. Querida Maria,
    Bem....que deliciosas bolinhas , é para lembrar o verão que vem ai?????ai as bolas de Berlim na praia....Hummmm as tuas estão fantásticas.
    Bom fim de semana.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  14. Minha querida Maria,

    Ando há que tempos para fazer Bolas de Berlim, sabes ?
    Mas sinto-me sem coragem, acho que vou estragar tudo !
    É que pode parecer simples mas não é, como ainda sou novata nas massas lêvedas, acho que não vai resultar.
    Quem me dera que ficassem como as tuas que parecem de pastelaria !
    Ficaram perfeitas e maravilhosas, querida !

    Beijinhos grandes
    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. que lindas bolas de berlim,apetece comer nem so uma rssssssssss o pior tentar fazer e pode dar errado amiga e tenho medo de fazer e estragar tudo .Faz diferencia nem por esse ingrediente Angelina?melhorante? Nem sei isso o que é me ajuda a saber esse ingrediente por favor !!!! Beijossssssss e sempre lindo ver essas boas receitas amiga ,fazes coisas boas demais!!!

    ResponderEliminar
  16. Adoro Bolas de Berlim!
    Angelina, os teus bolos são todos excelentes mas há uns que são completamente irresistíveis! Tenho a certeza que estas bolas são muito melhores do que as que se compram nas pastelarias :)
    Beijinhos
    Vanda
    http://iguariadesigual.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Boa noite, Maria, tenho uma dúvida, amido de milho é o mesmo que maizena.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Boa noite Anónimo!
    Correto Amido de milho e Maizena e exactamente a mesma coisa!
    Se for experimentar desejo que tudo lhe corra bem. Mantenha o óleo sempre a baixa temperatura, e molde as bolas em tamanho pequeno para que fritem mais rápido. Vá tendo atenção sempre ao óleo!
    Bom nata para si. :)
    Obrigada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares