Bolo Mousse de Chocolate





Ingredientes:
- 6 ovos
- 200gr de chocolate em pó
- 200gr de chocolate em barra
- 200ml de natas
- 150gr de açúcar
- 1 colher de sopa de licor Carolans
- 1 colher de sobremesa de amido de milho
- 2 folhas de gelatina
- 4 a 5 quadrados de chocolate para a decoração

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Barre uma forma com manteiga, forre-a com papel vegetal e barre também o papel.
Numa tigela bata as claras em castelo e, quando começarem a ficar firmes, adicione-lhes metade do açúcar. Bata mais um pouco e reserve.
Noutra tigela bata o restante açúcar com as gemas e com o licor, até que obter um creme suave.
Parta o chocolate em barra para uma tigela e leve-o ao microondas para que derreta, tendo o cuidado de ir vigiando para que não queime. Depois de derretido deixe arrefecer e junte o chocolate em pó e envolva tudo.

À parte, bata as natas até que fiquem espessas.
Adicione o chocolate morno ao creme das gemas e, aos poucos, vá-lhe juntando também as claras e as natas, alternadamente.
Envolva tudo muito bem mas sem bater.
Divida o creme em duas partes iguais e leve metade ao frigorífico. À outra parte junte o amido de milho e misture bem sem bater. De seguida, deite esta metade na forma e leve ao forno a cozer em banho-maria, entre 25 a 30 minutos. A massa fica sempre húmida, por isso não deixe cozer demasiado. Depois de cozido retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Coloque as folhas de gelatina numa tigela com água fria durante 2 ou 3 minutos. Ao fim desse tempo, escorra-as e leve-as ao microondas por alguns segundos, até derreterem.
Tire o creme do frigorífico e adicione-lhe a gelatina derretida. Envolva tudo muito bem.
Desenforme o bolo que cozinhou no forno, coloque-o num prato de servir com um aro em toda a volta. Aperte bem o aro e deite por cima do bolo o creme.
Leve ao frigorífico de um dia para o outro para solidificar.
Para decorar, parta algum chocolate uma tigela (a quantidade dependerá de quanto chocolate deseja para fazer a cobertura) e leve-o ao microondas até derreter. Decore a gosto.

Comentários

  1. lembre-me por favor que eu tenho que fazer esta maravilha ;)

    ResponderEliminar
  2. Wow!!! Este bolo tem uma aparência deliciosa!! O aspeto é muito bonito e o sabor dá para imaginar só de olhar para as fotos e pelos ingredientes.Muito bom!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Maria... ficou perfeito, este bolo mousse! Lindo e certamente delicioso, está uma obra de arte!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Maria,

    este bolo deve ser uma verdadeira tentação!
    Guarda lá um pedacinho para mim ;) Eu vou já aí :D

    Beijninhos

    ResponderEliminar
  5. Ai Maria que eu já me estou a babar! Que delícia que aqui está! Adorei. Ficou perfeito. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá querida Maria,

    Este bolo está fabuloso, essa textura está gulosa, cremosa e irrepreensível, dificil seria resistir se ele estivesse perto de mim ! :)
    Adorei, está fantástico ! :)

    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares