Bolo de Iogurte com Creme de Pasteleiro e Morangos




Ingredientes:

- 200gr de açúcar
- 280 gr de farinha
- 4 ovos
- 1 iogurte natural
-  meio copo do iogurte de azeite
- 1 colher de sobremesas de aroma de baunilha
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 pitada de sal

Para o Creme:
- 500ml de leite
- 500ml de água
- 4 gemas + 1 ovo
- 200gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena)
- 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
- 1kg de morangos para o recheio e decoração

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte um tabuleiro com manteiga, forre-o com papel vegetal e unte também o papel.
Numa tigela bata as claras em castelo. Quando começarem a ficar firmes, adicione-lhes o sal e reserve.
Noutra tigela bata as gemas com o açúcar até obter um creme espesso. Adicione-lhe posteriormente o azeite, o aroma de baunilha e o iogurte e mexa bem.
Peneire a farinha com o fermento para uma tigela. Aos pouco vá-os adicionando ao creme das gemas, alternando com as claras. Envolva bem, sem bater.
Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno aproximadamente 20 minutos. Faça o teste com o palito para verificar se já está cozido.
Retire o bolo do forno, deixe arrefecer um bocadinho e desenforme-o.
Depois de frio parta o bolo ao meio.

Preparação do creme:
Deite a água e o leite num tacho e leve ao lume.
Numa tigela misture o amido de milho com o açúcar, os ovos e o aroma de baunilha. Mexa bem.
Quando o leite começar a ferver, retire do lume e deite-o lentamente no creme dos ovos, mexendo sempre.
Deite o preparado novamente no tacho e leve ao lume, tendo o cuidado de o ir mexendo sempre para não agarrar ao tacho.
Quando começar a ficar espesso, desligue o lume e deixe o creme arrefecer para rechear o bolo.
Ponha uma parte do bolo num prato e deite sobre ele uma camada de creme. Parta morangos às lascas e disponha-os sobre o creme. Coloque a outra parte do bolo por cima e cubra o resto do bolo com o restante creme. Acabe a decoração com morangos laminados.

Comentários

  1. Lindo, lindo!
    Que sortuda seria eu se pudesse provar agora uma fatia!
    Parabéns, Mª Angelina!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. meu deus que bolo com esses morangos......... Amiga Angelina me matas me so de ver isso!!!! essa decoraçao de morangos e dar uma dentada com uma slice deste bolo mesmo devinal como sempre digo fazes coisas boas e cada vez mais talento deus te da ,parabens beijosssssssssss amiga genia :)

    ResponderEliminar
  3. Este blog é um perigo!! Fico sempre de àgua na boca cada vez que aqui venho :)
    Não sou fã de bolos com creme, mas este com os morangos e o creme pasteleiro está mesmo apetitoso!!

    ResponderEliminar
  4. Maria, Adorei este bolo. Ficou tão lindo! E deve ser uma delicia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai! Que bolo mais bonito amiga! Adorei :) Quando os meus olhinhos "bateram" na foto, brilharam de alegria. Que maravilha e esse interior... Tenho que fugir :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O bolo está lindo (como sempre!!) Fiquei curiosa foi com o facto de levar azeite....tenho de experimentar esta versão :)
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Maria :)

    O belíssimo contraste de cores desta sobremesa leva-nos para a dimensão dos sonhos e deixa-nos literalmente de água na boca !
    Está divinal, com sabores perfeitamente conjugados que não deixam margem para duvidas !
    É deliciosa, afirmo-o convictamente e já me servia de uma generosa fatia !!
    Cheguei tarde, eu sei, mas fico a contemplá-la daqui, piscando-lhe o olho ! :) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Vi que gostas-te do meu prato para o concurso da Teka, já tinha visto o nome do teu blog; pus like no facebook e vim visitar o blog finalmente. E gostei muito :)
    Espero que visites o meu
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Boa noite ... tenho uma duvida .. sera que se substituir a farinha de trigo, por integral e o acucar normal por acucar amarelo que o bolo fica bom na mesma? ... tenho andado a procura de receitas mais saudaveis que nao facam tanto estrago na saude ... ja tenho uma receita de bolo de chocolate c estes ingredientes e devo dizer que fica muito bom e fofissimo,mas n sou muito adepta do chocolate e se pudesse ter outra opcao seria muito bom .... Nao posso despedir-me sem dar os Parabens pelas maravilhosas obras doces que aqui partilha com todos nos ... sao realmente uma tentacao ... a decoracao e extraordinaria e e meio caminho andado para despertar os nossos sentidos e o desejo de querer dar uma dentadinha! Muito obrigada pela atencao! Claudia da UK!

    ResponderEliminar
  10. Olá boa noite Claudia da UK.
    Eu penso que pode substituir a farinha normal pela integral. Ou então use metade da normal e outra metade da integral. O açúcar pode usar do amarelo sim.
    Quanto a receita que tem do bolo de chocolate, pode também substituir o chocolate por a mesma quantidade de farinha.
    Espero ter ajudado...em caso de alguma dúvida deixe-me uma mensagem na Página do Facebook nas Sobremesas de Domingo. :D
    Muito obrigada pelo seu grande elogio...agradeço-lhe do <3 . Gostava de a ter como seguidora da minha Página. :) Bjs ;

    ResponderEliminar
  11. Está lindíssimo, e com um aspecto de babar :)

    Beijinhos,
    http://sist2it.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Lindo lindo! deve ter ficado uma delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares