Bolo de Bolacha com Creme de Pasteleiro


Ingredientes:

- 1 litro de leite
- 3 gemas + 1 ovo
- 200gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 4 folhas de gelatina
- 150ml de água
- 400gr de bolacha Maria

Para a Decoração:
- 150gr de chocolate de leite
- 3 colheres de sopa de leite condensado
- Frutos vermelhos q.b.


Preparação:

Deite o leite num tacho e leve-o ao lume.
Passe as folhas de gelatina por água fria e deixe-as durante uns minutos numa tigela, igualmente com água fria.
Numa tigela misture o amido de milho e o açúcar. Adicione-lhes as gemas, o ovo inteiro, o aroma de baunilha e a água fria. Mexa bem.
Quando o leite estiver quase a ferver, adicione-lhe o preparado dos ovos e mexa com uma colher de pau até começar a ferver. Retire do lume e adicione-lhes a gelatina e a manteiga, mexendo bem.
Deixe arrefecer um pouco, enquanto prepara o prato e o aro para montar o bolo.

Montagem do bolo:
Num prato de servir coloque um aro untado com um bocadinho de óleo, para ser mais fácil desenformar o bolo.
Barre o fundo do prato com um bocadinho de creme para as bolachas aderirem melhor. Coloque então a primeira camada de bolacha e, por cima das bolachas, coloque uma camada de creme. Repita este processo as vezes necessárias até acabarem os ingredientes, sendo que a ultima camada deve de ser de creme.
Ao fim do bolo formado, leve-o ao frigorífico de um dia para o outro.

Decoração:
Parta o chocolate para uma tigela e leve-o ao microondas para derreter, tendo o cuidado de o vigiar para que não queime. Quando estiver bem liquido adicione-lhe o leite condensado e mexa bem.   Decore o bolo como mais gostar.

Nota: As bolachas não foram molhadas propositadamente, ao contrário do bolo de bolacha mais comum. Se desejar, pode acrescentar esse passo.

Comentários

  1. Olá Maria,
    O bolo esta com muito bom aspecto e parece-me bem
    delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Estou aqui estava com saudades, domingo de abençoado para vc minha amada!

    ResponderEliminar
  3. Que rico bolinho, Maria.
    Guarda uma fatia para mim que eu esqueço a dieta por uns momentos ;)

    Bijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parece que acabaste de me presentear com uma sugestão fantástica para o meu bolo de aniversário :) Estava a pensar fazer o tradicional, mas alguém ia torcer o nariz... Assim talvez não :) Obrigada Maria

    ResponderEliminar
  5. Esta versão de bolo de bolacha ficou um apetite, devia estar uma delicia :) FIcou lindo!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida! Mais um bolo excelente que fizeste. Ficou lindo e com um aspecto delicioso. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Querida Maria, que bolo fantástico!! E pelo interior bem se vê que ficou além de lindo, muito saboroso e finalizado com as frutas vermelhas que eu adoro, tudo perfeito!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Delicinha de sobremesa, ja fiquei babando no face.
    beijocas

    ResponderEliminar
  9. Que delicia Maria!
    Tem um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  10. Isto é crime, bolo de bolacha é a minha sobremesa preferida, com creme de pasteleiro é daquelas guloseimas hummmmmmmm. Ficou lindooooo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Ai Maria! Sempre que venho aqui fico maravilhada. Eu adoro bolo de bolacha e esta tua versão é o máximo. nham...nham...

    ResponderEliminar
  12. Maria querida,

    Um bolo que é um clássico, numa versão profundamente fantástica: a tua ! :)
    Adorei, ficou fabuloso !

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Que delicia!
    Quero um bocadinho por favor! :)

    ResponderEliminar
  14. Mas que maravilha, eu comia sem parar... mesmo á gulosa lool

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. hello Angelina,esse bolo ficou lindo muito,trabalhas muito bem,continuas ter maos de ouro!! Que deus te ajude sempre. Genia)

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Maria, adorei esta versão do bolo de bolacha :))) está tão gulosa!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que posso dizer sobre este doce?? Simplesmente MAGNIFICO!!
    Adoro as receitas deste blogue :)
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares