Bolo de Abóbora e Chocolate





Ingredientes:

- 400gr de abóbora limpa
- 225gr de açúcar
- 130 de chocolate em pó
- 5 ovos
- 1 chávena de café bem cheia de azeite (pode substituir por óleo, se preferir)
- 300gr de farinha
- 1 colher de sopa de vinagre de cidra
- Casca de metade de uma laranja
- 1 Colher de sopa de fermento
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio


Unte muito bem uma forma com manteiga e, de seguida, forre-a com papel vegetal e unte também o papel.
Ligue o forno a 180ºC.
Deite na picadora a abóbora cortada aos quadrados, bem como o chocolate, a casca de laranja (partida aos bocadinhos) e o azeite. Triture tudo até obter uma textura cremosa.
Numa tigela bata os ovos com o açúcar até formar um creme espesso. Posteriormente, adicione-lhes o vinagre de cidra.
Peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato para uma tigela.
Aos poucos, vá adicionando o creme da abóbora, alternadamente com a farinha, ao creme das gemas e envolva tudo muito bem.
Deite o preparado na forma e leve ao forno a cozer aproximadamente 50 minutos, à temperatura de 180ºC.
Faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido, mas este bolo fica um pouco húmido, por isso não deixe cozer demasiado, para não ficar muito seco.
Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme. Decore a gosto.

Este vai ser o bolo com que vou participar no passatempo do Blog "O Barriguinhas", divulgado na sua página de Facebook, para comemorar o seu 3º aniversário.
Aqui fica o link do passatempo (aqui) para quem quiser espreitar e participar ou apenas conhecer a página. :)

Comentários

  1. Olha, eu gosto muito dos bolos com abóbora, ficam com uma textura ótima e nada secos. Este, com azeite, parece-me bem mais saudável, gostei muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummmm esse bolo está lindo e piscou-me o olho, quando um bolo faz isso é tramado, pois vai obrigar a experimenta-lo :D depois digo algo hehehe

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Uma excelente sugestão, e a utilização do azeite também é uma óptima opção, pela textura que dá aos bolos.
    Beijinhos
    Lena
    Cooking blog

    ResponderEliminar
  4. Que delicia!
    Guarda lá uma fatia ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela fatia generosa! Eu sou gulosa.
    Deve ser muito bom :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parece-me delicioso e ótimo para o começo do Outono.
    Boa sorte para o concurso! :)

    ResponderEliminar
  7. Minha querida Maria,

    esta é uma excelente participação! Ninguém consegue recusar uma fatia de um bolo caseiro :) e com o aspecto do teu acho que nem a segunda fatia se recusa!!! Eu sirvo-me da que já está cortada :)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria!
    Que magnífica participação! Um bolo de abóbora com chocolate é tão bom!
    Servia-me já de uma fatia. Boa sorte para o passatempo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso de bolos de abóbora!
    Com chocolate nunca experimentei! O teu tem um aspecto magnífico :)
    O contraste da abóbora com o chocolate deve ficar fantástico!
    Uma sobremesa de Outono!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Esse bolo está com uma textura bem fofa. Nunca comi...mas só pode ser delicioso.
    Beijinho

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Uma riqueza de bolo...Gostei tanto da decoracao que fizeste ao bolo, bem simples mas bonita e dos arranjos com aboboras a volta do bolo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gosto de bolos de abobora e o teu tem um aspecto delicioso
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  13. as 400gr de abóbora a abóbora é cozida?

    ResponderEliminar
  14. Olá Anónimo!
    Para confeccionar este bolo utilizei a abóbora crua.
    Mas se preferir fazer com abóbora cozida, também o pode fazer. Basta cozer a abóbora e depois deixa-la escorrer bem, talvez de um dia para o outro, e não a deixar cozer em demasiado.
    Espero ter ajudado.
    Caso precise de mais alguma dica...é só deixar mensagem na minha página.
    Obrigada.
    https://www.facebook.com/sobremesasdedomingo

    ResponderEliminar
  15. Com o tempo das abóboras a chegar e apesar da dieta acho que vou mesmo ter de fazer... resta decidir se vou usar abóbora fresca ou da que tenho congelada =)

    ResponderEliminar
  16. Com o tempo das abóboras a chegar vou ter mesmo de fazer este bolo! Resta decidir se vou fazer com abóbora fresca ou com a que tenho congelada... =)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares